• Bem-Vindos a Livramento

No Livramento existem muitos solares antigos com um traçado digno de atento estudo e observação.

É disto exemplo a casa que aquartelou o terceiro grupo de Baterias e Obuses do Regimento de Artilharia Ligeira nº3, durante a Segunda Guerra Mundial.

Outro edifício de notável valor que serviu também de quartel na referida guerra, é a casa de Thomas Hickling. Situada no sítio da Glória, este edifício mantém as pareces aprumadas e um nobre desenho arquitectónico influenciado pela arquitectura inglesa dos finais do século XVIII. Durante algum tempo, foi sede de exploração agrícola exercida pelo seu proprietário. Este notável exemplar de arquitectura foi recuperado recentemente.

 Digno de destaque é também o Solar do Botelho, visitado por D. Pedro IV, aquando da sua estadia em S.Miguel.

Nesta placa pode ler-se :
“Nesta Quinta do Botelho
esteve de 8-4-941 o 1º B.E. do R.I. Nº9,
de Lamego, primeira unidade continental que
desembarcou nesta Ilha de S.Miguel, em reforço
à sua Guarnição Militar”

No prédio do Botelho existem uma fonte monumental que está na origem do título “Barão da Fonte Bela”, concedido ao proprietário por D. Maria II para premiar os muitos e assinalados serviços do Barão ao constitucionalismo monárquico.

 Solar Nossa Senhora das Necessidades

O Solar e ermida de Nossa Senhora das Necessidades , erguidos nos séculos XVII – XVIII, são um dos melhores exemplares da arquitectura civil micaelense.

Na Rua da Igreja à Lapa, há um solar construído na primeira metada do século XIX, por José Bento, Conde do Botelho. Neste solar existe uma capela, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores.