• Bem-Vindos a Livramento

livramento_futebol_small.jpg lfc.jpg

Fundado em 1985, o Livramento Futebol Clube, inscrito no INATEL, no futebol 11 sagrou-se durante muitos anos como campeão ou vice-campeão. Actualmente apenas têm em actividade a modalidade de Futsal.
Está sediado na Rua Padre Domingos da Silva Costa.

p1010773.jpg
p1010772-peq.jpg
 Praticantes na décaca de 70
 equipe_antiga.jpg
equipe_antiga2.jpg

equipafutsal.jpg

O azul e amarelo são as cores do seu equipamento, tendo como alternativa o azul e preto. Na situação de visitado o Livramento Futebol Clube realiza os seus encontros no Campo de Jogos de São Roque.

Tem como principais patrocinadores a Junta de Freguesia do Livramento e a Casa do Povo do Livramento.

Responsáveis
 Presidente: Luís Matos
 Delegado: Nelson Medeiros
 Treinador Luís Rates

Com o objectivo de saber melhor como está a actividade desportiva do Clube, abaixo se descreve uma entrevista realizada ao actual presidente.

À quanto existe este clube?
Existe à praticamente 6 anos no futsal. Antes o clube teve a modalidade de futebol 11.


O clube durante largos anos teve uma presença assídua nos campeonatos, chegando várias vezes a ser campeão e vice-campeão. Depois acabou por parar a sua actividade por completo. A que se deveu este interregno?

Deveu-se a vários factores. Desistiram muitos praticantes, os apoios não eram muitos. Tirando o apoio da Junta de Freguesia e algumas entidades não temos praticamente mais nada. Ou seja acabou por ser uma fase de paragem que serviu para pensar no que se podia fazer para o futuro do clube.


Actualmente quantos atletas estão inscritos no clube?

A equipa que construo tem normalmente 12 atletas. Apenas tenho uma equipa de seniores, infelizmente não existe qualquer escalão de formação no clube.
presidente_futebol.jpg
Luís Matos
Presidente

Estando o clube inserido no campeonato da Inatel, como é que efectuam as deslocações, tendo em conta que é clube com fracos recursos.
Para as deslocações não nos podemos queixar, porque felizmente temos o apoio da Junta de Freguesia, que acaba sempre por disponibilizar uma carrinha para o transporte dos jogadores.
É também com o apoio da junta que conseguimos pagar os seguros dos atletas.Têm muitos jovens a praticar futsal?
Sim muita juventude e bons valores. Eles dão sempre um importante contributo e normalmente graças a eles fazemos bons campeonatos. O nosso azar está sempre na recta final do campeonato, porque muitas vezes acabamos por perder por um ponto ou então pela diferença de golos.
Mas claro, eu vou sempre procurar novos valores para a prática do futsal. Acontece-me muitas vezes encontrar jovens com idade para jogar em juniores, muito bons, e que acabam por jogar na equipa sénior porque o clube não tem mais nenhum escalão.


Considera a pratica desportiva uma boa escapatória para os jovens que estão inseridos nos vícios da droga e álcool?

Sim claro que considero, mas acho que podia existir mais empenho também da parte destes jovens. Muitas vezes tenho jovens que começam a época e que depois no decorrer da época acabam por ir deixando de aparecer. Como lhe disse, a equipa é formada inicialmente por 12 atletas, mas já para o fim da época tenho cerca 8 a 9 jogadores e grande parte destes são os jogadores que me vão acompanhando ao longo dos anos.
Como é visto o Livramento Futebol Clube pelas equipas adversárias?
O clube é sempre visto como sendo uma equipa renhida, de garra, ou seja muito competitiva. Têm sempre muito respeito pela nossa instituição.
Ao nível dos resultados é como já referi, lutamos sempre até ao fim pelo lugar de vencedor, tem acontecido muito é morrermos à beira de água. Por exemplo no último campeonato conseguimos ficar no grupo final que luta para ser campeão e não fomos felizes pela diferença de um simples golo.


E pela comunidade do Livramento, que opiniões recebe o clube?

Sempre favoráveis. Nos jogos fora, normalmente junta-se um grupo de pessoas para apoiar a equipa. Em jogos em casa, como é natural, temos uma assistência maior.
Nos treinos verifica-se o mesmo, existem sempre pessoas que gostam de estar connosco, normalmente jovens.
Temos também a preocupação de fazer um panfleto a informar a hora do jogo e que depois é distribuído pelas lojas da freguesia para que exista sempre uma ligação do clube com a comunidade do Livramento.


Estão a pensar aumentar o número de escalões ou modalidades no clube?

È complicado porque apenas estou eu e o treinador. Ajudo nos treinos dentro do que posso e sei. Inicialmente a equipa responsável era constituída por 4 elementos mas actualmente são apenas 2. A maioria das pessoas não se interessa e não quer saber disto. Tenho pena porque não sou eterno e um dia que saia do clube, não sei se vai aparecer alguém interessado em dar continuidade ao clube. O mais certo é no dia da minha saída o clube fechar. Mas esta saída só para daqui a uns bons anos, porque enquanto eu tiver saúde e forças, mantenho o clube em actividade. Isto está no sangue.


Como vê a evolução da freguesia do Livramento?

Muito boa. Para o que isso já foi e para o que está, sem duvida que o trabalho realizado foi muito bem feito.